sábado, 13 de setembro de 2008

Solidariedade aliada à cultura


Na manhã deste sábado, 13, projeto Salva Vidas cadastrou pessoas interessadas em serem futuros doadores de Medula Óssea. O projeto surgiu ano passado, depois de sua idealizadora, Carina Garcia, ver pela TV o apelo de uma mãe em busca de uma doação de medula óssea para seu filho.

Carina, então, apresentou o projeto inicialmente para amigos, colegas de trabalhos e uma igreja católica na região do bairro Coração Eucarístico. Desde então, o projeto foi organizado e a idéia de ajudar as pessoas já ultrapassara a comunidade.
O movimento tem a intenção de cadastrar futuros doadores e repassar esses dados para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). O projeto já repassou mais de 1500 cadastros. O processo de cadastramento é muito simples: o interessado deve ter entre 18 e 55 anos. Caso apareça um receptor compatível, ele é chamado para novos exames e, se for confirmado a compatibilidade, o voluntário é consultado a decidir acerca da doação.

São retiradas menos de 10% da medula óssea através de punção da região da bacia. O projeto Salva Vidas entra em contato com os inscritos três vezes ao ano para uma pequena atualização de cadastros. Vale a pena conferir o trabalho e ajudar a quem precisa.

Daisy Batista
Douglas Stofela

Nenhum comentário: